quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

modelos de planejamento 1


EDUCAÇÃO INFANTIL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Linguagem Oral· ouvir, criar e narrar histórias oralmente;· conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);· estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;· ampliar seu vocabulário;· vincular o discurso oral com o texto escrito.b)Linguagem Escrita· compreender a funcionalidade da escrita;· reconhecer as diferentes formas de registros da língua escrita;· construir sua escrita na fase silábica, atribuindo a cada grafia o valor de uma sílaba;· reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através da construção do alfabeto concreto;· iniciar a escrita de palavras contextualizadas;· criar textos significativos;· produzir escritas espontânea;· identificar diferentes portadores de texto no aspecto estrutural e lingüístico.c)Linguagem Sonora / Musical· perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.;· adquirir noção de sons: duração, ritmo e intensidade;· utilizar e criar melodias, músicas e rimas;· cantar e dramatizar músicas com criações próprias.d)Linguagem Corporal· explorar suas possibilidades de movimentos corporais;· imitar, reproduza ou recrie movimentos corporais, com ou sem fundo musical orientador;· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do espaço;· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas de espaço;· reelaborar o real através do imaginário;· expressar idéias simples com o próprio corpo;e)Linguagem Plástica· produzir desenhos na fase pré-esquemática;

2-RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICOa)Classificação· classificar objetos com mais de um atributo;· estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e comparação de objetos ( maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);· estabelecer símbolos para caracterização de agrupamentos;· reconhecer as formas geométricas;· estabelecer correspondência um a um;· ampliar sua noção de pertinência ( pertence e não pertence);· comparar características dos objetos para formação de pares.b)Seriação· realizar arranjos lineares dos atributos dos objetos;· ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença constante;· estabelecer correspondência serial;· representar séries graficamente;· nomear os elementos da série.c)Sequenciação· identificar, reconhecer e estabelecer seqüências através de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas;· estabelecer seqüências temporais: ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias da semana.d)Medida· comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis;· estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.e)Espaço· identificar situações dinâmica dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda / direita tendo objetos como referencial.f)Tempo· Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre passado / presente / futuro ( antes, agora e depois); hoje e ontem; dias da semana.g)Quantificação / Número· manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;· comparar quantidades;· reconhecer os números no contexto da atividade;· explorar contagem de rotina.3-CIÊNCIAS SOCIAISa)Grupo Social· Conhecer o nome das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem ( num contexto mais amplo: avós, tios, primos, netos...);· Compreender a importância das regras e convenções sociais ( por favor, com licença, muito obrigado, ...);· Identificar e respeite os direitos e deveres de cada pessoa da família e da escola;· Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.b) Tempo· confrontar a sua vida com a história de vida das demais pessoas.c) Espaço· conhecer local e tipo de moradia;· explorar bairro onde mora e onde estuda;· estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;· explorar novos espaços e cada vez mais amplos.d)Elementos Sócio- Culturais do Cotidiano· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;· conheça a importância das datas comemorativas e significativas (aniversários, cívicas e folclóricas);· reconheça a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.e) Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;· Conhecer a importância das datas comemorativas e significativas ( aniversários, cívicas e folclóricas);· Reconhecer a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.e)Trabalho· Identificar a importância do trabalho para a vida;· Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;· Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado e sua importância para a sociedade.4-CIÊNCIAS NATURAISa)Ser Humano· conhecer e identificar partes e órgãos do corpo e suas funções ( (movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos, transpiração e eliminação);· explorar os órgãos dos sentidos;· estabelecer semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o de outras pessoas;· Valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.b)Animais· identificar os usos feitos pelo homem ( alimentação, criação, transporte, exploração, extinção);· identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação.c)Meio Ambiente· observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas a terra, ar, água e fogo;· observar os fenômenos da natureza ( chuva / sol, dia / noite, vento,ar, rios );· observar e realizar misturas de materiais diferentes ( café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e sal, óleo, e areia, etc. );· conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças.5 ANOS – PRÉ-ESCOLA1-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃOa) Linguagem Oral· narrar histórias conhecidas;· interpretar e reproduzir histórias oralmente;· ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;· cantar músicas conhecidas ou inventadas;· contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;· expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;· valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;· conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.b)Linguagem Escrita· perceber a escrita como representação da fala e as letras como representação dos fonemas;· compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas ( antecipação quantitativa );· compreender que a letra que inicia cada escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra;· elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas das palavras que vai escrever;· conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;· produzir a escrita no nível alfabético;· reconhecer e compreender a função social da língua escrita;· construir diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literários e do seu cotidiano;· identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples.Obs: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.c)Linguagem Sonora / Musical· criar e recriar novas músicas;· reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;· cantar e dramatizar histórias, músicas, et.d)Linguagem Corporal· desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento;· dramatizar de forma criativa;· dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.e)Linguagem Plástica· manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila, papel machê;· utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;· produzir desenhos explorando a fase esquemática.1-RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICOa)Classificação· agrupar elementos segundo os atributos;· adquirir noção de pertinência;· classificar por negação;· descobrir atributos não evidentes entre objetos;· perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.b)Seqüência· promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.c)Seriação· organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;· quantificar séries;· realizar construção conjunta de várias séries.d)Medida· comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );· realizar construções no mesmo nível de um modelo;· realizar construções em desnível.e)Tempo· promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).f) Espaço· favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.g) Número· compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );· identificar signos numéricos;· reconhecer e corresponder quantidades;· corresponder numerais às quantidades;· identificar diferentes formas de agrupamento;· pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;· identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;· identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;· identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.3-CIÊNCIAS SOCIAISa) Grupo Social· reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;· conhecer percurso de casa até a escola;· identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);· identificar a origem da família e procedência;· conhecer aspectos da vida rural e urbana;· perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;· compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;· demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.·b) Tempo· perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;· perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.c) Espaço· estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;· estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;· explorar espaços novos e cada vez mais amplos.d) Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano· reconhecer os símbolos nacionais;· conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;· conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.e) Trabalho· reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;· conhecer processos de industrialização;· identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.1- CIÊNCIAS NATURAISa) Ser Humano· reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;· conhecer o conceito de saúde;· conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;· conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância;b) Animais· observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);· confrontar opiniões referente ao aprisionamento, maltratos e extinção de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário