terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

projeto quem sou eu

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”Fase :educação infantil Duração: 1 mês
Ano: 2009-02-10professora: Haylla Patrícia

JUSTIFICATIVA:Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade deproporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das váriasnuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva ecorporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecera função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saberqual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes ospais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e tambémpara brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só ascrianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas deadquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.OBJETIVOS:- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.- Conhecer a história e o significado de seu nome;- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dossentidos;- Construção de outros valores de vida.- Aquisição de novas formas de relações.CONTEÚDOS:CONCEITUAIS:* Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.PROCEDIMENTAIS :* Participação em pesquisas.* Exploração de retratos.* Compartilhar experiências vividas.ATITUDINAIS:* Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.* Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.JANELAS : Linguagem Oral e Escrita:- Rodas de conversas,- Leitura e escrita do nome,- Parlendas,- Advinhas,- Trava – língua,- Histórias.Matemática:- Seqüência numérica,- Contagem,- Função dos números,- Grafia de números,- Leitura de números.Artes:- Desenho,- Pintura,- Recorte e colagem,- Modelagem,- Apreciação.Natureza e sociedade:- Esquema corporal,- Órgãos dos sentidos,- Animais de estimação.Movimento:- Circuitos,- Brincadeiras,- Psicomotricidade.Música:- Interpretarmúsicas infantis,- Ouvir músicas clássicas e populares.ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:- Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”.- Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato.- Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos.- Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos.- Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos.- Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunosreferentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoasaltas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).- Pesquisar os significados dos nomes da turma.- Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a seremtrabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).ETAPAS: - Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.- Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos,altura, etc.).- Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.).- Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo.SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES:1- Auto – Retrato.2- História do Nome.3- Atividades com nomes.4- Esquema corporal.5- Altura e peso.6- Órgãos dos sentidos.7- Número do sapato.8- Animais de estimação.PRODUTO FINAL:Álbum Individual e mural coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário